segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Artes Cenicas

As artes cênicas : são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes:
 
Teatro: é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores (interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgicos, textos) diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
 A peças em que o ator interagem com o publico deixando entra no cenário na historia em si.E isso é praticado nos dias de hoje com comedias, e ja foi praticado antigamente com o teatro nas ruas.


Ópera: é um gênero artístico que consiste num drama encenado com música.

Dança: Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).

Circo: é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, adestramento de animais, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.


Cinema Novo: Agora, influenciada pelo Tropicalismo(foi um movimento que surgiu sob a influenciadas correntes artisticas da vanguarda e da cultura pop). O movimento levava suas atitudes às ultimas conseqüências e extravasou por meio do exotismo brasileiro, com palmeiras, periquitos, colibris, samambaias, índios, araras, bananas. Um marco dessa fase é o filme Macunaíma (1969), A obra se utilizava de uma das grandes figuras da chanchada, Grande Otelo, que estrelava como um herói sem nenhum caráter. Otelo vive "o brasileiro preguiçoso e fanfarrão, sensual e depravado, que luta para ganhar dinheiro sem trabalhar".


A Companhia Atores Contemporâneos:  tem se destacado dentre as companhias independentes do norte/nordeste do país pelo seu expressivo percurso na pesquisa da linguagem cênica, que vêm realizando nestes quatorze anos de trabalho consecutivos, buscando a junção do teatro com a dança, no estilo Teatro do Movimento, que personaliza com rara qualidade e consistência no fazer teatral amazônico.

A Cia. foi Fundada em 1991 por Miguel Santa Brígida, um dos mais importantes e atuantes encenadores do Norte do Pais. Além de diretor é autor
Personalizando um estilo próprio de encenação através de uma dramaturgia do corpo, o Teatro do Movimento de Miguel Santa Brígida privilegia um teatro não verbal e recorre intensamente ao corpo como elemento orgânico, vigoroso, e aos sentimentos como substância sutil, porém terminantemente comovente, insubtraível, onde a força do seu elenco de atores-dançarinos o fazem inquieto e audacioso.



BRECHT E SHAKESPEARE 

Pode se dizer que Brecht é uma chave para Shakespeare em quase todas as suas obras passava da poesia para prosa.Tendu em peças versos de seus peomas citados
É muito comum comparar-se Brecht a Shakespeare. O motivo da associação entre um e outro é o paralelismo histórico dos períodos em que eles viveram. Shakespeare surgiu no Renascimento, na decadência do regime feudal, e alvorecer da burguesia, Brecht apareceu na fase crepuscular da burguesia, em plena ascensão do movimento operário. Ambos viveram em períodos congêneres de transição social. Shakespeare, mais espontâneo do que os clássicos franceses, mais plástico, mais livre, não se apagava, como aqueles, à pureza da forma. Passava do verso para a prosa quando julgava que certas idéias ficariam melhor expressas em prosa do que em versos.


Teatros é cobrado em provas seletivas como o PAS Livros cobrados em 2009:


-O Auto da Compadecida
-O Pagador de Promeças
-A Pele do Lobo
-Vestido de Noiva

0 comentários: