segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Impressionismo



Vou para o mar, não para retratá-lo
Mas sim para vê-lo e escutar.
Seus movimentos confundem
não são discretos como as paisagens
com quem já tenho intimidade.
Tem mistérios como a mulher
que nos encanta como uma sereia
e com sua voz, nos afoga na saudade.
Washington Maguetas

Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.Muitas vezes pintando a tela o pintor tinha a vontade de escrever algo que transmitisse a sensação de ar livre por exemplo.Daí surgiram muitas poesias da epóca relacionadas a pintura.


são estratégias literárias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de fundeência expressão mais localizadas em comparação às Funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semântica, fonologia ou sintaxe das palavras afetadas.No simbolismo os temas são místicos, espirituais, ocultos. Abusa-se da sinestesia, sensação produzida pela interpenetração de órgãos sensoriais: "cheiro doce" ou "grito vermelho", das aliterações (repetição de letras ou sílabas numa mesma oração: "Na messe que estremece") e das assonâncias, repetição fônica das vogais: repetição da vogal "e" no mesmo exemplo de aliteração, tornando os textos poéticos simbolistas profundamente musicais.Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscam o inconsciente, o sonho.
Descrever oque o personagem está sentindo com tal atitude medo,cheiro,tremor.São algumas coisas que prende o leitor naquele assunto ea linguagem está jutamente em saber explica com detalhes qual sentido que a personagem está.

0 comentários: