segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Impressionismo e pos-Impressionismo

IMPRESSIONISMO

O movimento impressionista começou em torno de 1870 na França e ficou conhecido como um típico movimento francês. vindo diretamente do realismo.
É o estilo criado por um grupo de pintores franceses que executaram suas obras entre 1870 e 1910. Os impressionistas escolhiam cenas da vida diária para tema, pessoas nas ruas ou nos cabarés, no trabalho ou no lazer, a maioria delas eram pessoas comuns da classe média urbana.




Também pintavam paisagens, tentando retratar tudo que a vista alcançasse e captando as variações que a natureza oferece.

Na escultura os artistas usavam a natureza e tentavam refletir a realidade e seu aspecto transitório. O mais conhecido escultor impressionista é Auguste Rodin; seu trabalho possui uma superfície irregular, onde a luz do sol produz na escultura um brilho especial, dando-lhe vida.





POS - IMPRESSIONISMO

Movimento que sucedeu ao impressionismo e que como ele tornou-se tipicamente francês.Surgiu seis anos após o início do impressionismo.
O termo pós-impressionismo apareceu de uma famosa exibição que aconteceu em Londres em 1910,

"Manet e os Pós-Impressionistas".



Um grupo de artistas que trabalhavam separadamente, desenvolveram um estilo para reagir contra os impressionistas.

Seu estilo de pintura era:
 • Mais voltado à estrutura e à forma.
• Começaram a dar formas e contornos visíveis aos objetos,
• As sombras desapareceram e acreditavam na importância do tema.


A grande maioria da escultura pós-impressionista foi influenciada por Auguste Rodin. Os escultores conseguiram criar figuras harmoniosas num total equilíbrio com o ambiente. Um dos artistas que mais se destacou neste período foi Aristide Maillol, admirador da escultura grega primitiva; usava figuras femininas nuas como um símbolo da vitória e misturava em suas peças a emoção com a sobriedade.


Auguste Rodin (o pensador)

Os mais influentes artistas foram Paul Cèzanne, Paul Gauguin e Vicent Van Gogh; destacaram-se também Henri Rousseau, Geoges Seurat e Henri Toulouse Lautrec.

0 comentários: