segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Realismo


Movimento artístico que surgiu depois da Revolução Francesa, manifestando uma reação contra o idealismo romântico. Seus primeiros sinais aparecem em pinturas que mostravam a delicadeza da natureza, como as obras de Camille Corot. O primeiro grande pintor da pintura realista foi Gustave Coubert, que surgiu em meados do século XIX. Pintava com tanta precisão que muitas de suas obras foram consideradas como protesto social.

Caracteriza-se por abordar a realidade e temas sociais, representando algumas vezes cenas exageradas, para enfatizar problemas sociais da época. se destacou na pintura com temas da vida cotidiana,




Não produziu um estilo arquitetônico próprio; os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel.






Na escultura realista, os escultores preferiam temas contemporâneos, envolvidos muitas vezes em motivos políticos. Substituíram os deuses antigos por novos heróis da vida moderna: pessoas comuns do povo, retratando seus momentos e ações, conseguindo mostrar o significativo do gesto humano.
Arquitetura Surgiu a necessidade das novas construções para a modernização das cidades como fábricas, estações ferroviárias, armazéns, bibliotecas, moradias, escolas, hospitais, enfim, tudo que atendesse ao chamamento da nova realidade de vida tanto dos operários quanto da burguesia.



Balazac

suas escultura, de pouca expressão, era crítica e social, mas de grupos sociais menos favorecidos.




0 comentários: