segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Romantismo

O movimento romântico começou na década de 1830 e coexistiu, lado a lado, com o neoclassicismo até cerca de 1900. O romantismo valorizava os sentimentos, a imaginação, a natureza e o nacionalismo.
Sua pintura exprimia a imaginação e as emoções dos artistas, que substituíram as cores límpidas e brilhantes e as composições harmoniosas do neoclassicismo por cenas de atividade violenta, dramatizadas por pinceladas vigorosas, cores ricas e sombras profundas. O Romantismo teve mais importância na França e, em 1830, já havia tomado o lugar do Neoclassicismo e se tornado o principal estilo de pintura francesa.
A escultura romântica era sentimental, fazia apelo aos sentidos e se caracterizava por sua energia e dinamismo. Como o neoclássico, este estilo continuou a dar importância a monumentos funerários, estátuas eqüestres, motivos heróicos e homenagens a reis e militares.

O Brasil passa por uma fase em que dependia de Portugal um país atrasado, e isso ja perjudicava
seu desenvolvimento.A situação cultural tambem era insatisfatoria.
A pintura do Romantismo brasileiro foi a principal expressão das artes plasticas no Brasil  na segunda metade do sec xix. Essa produção pictoria se inseriu na evolução local do movimento româtico e coincidiu aproximadamente com o período do segundo reinado, mas suas características foram bastante singulares, diferenciando-se em vários pontos em relação à versão original do Romantismo europeu e da mesma forma não pode ser considerada um paralelo exato da importante manifestação do Romantismo na literatura brasileira  da mesma época.



Cristo Aleijadinho (BRASIL)

A novidade de sua escultura vem com figuras de animais em cenas de luta e de caça. Entre os escultores que trabalharam no estilo romântico destaca-se o francês François Rude, cuja principal obra é "A Marcha dos Voluntários de 1792", um alto relevo no Arco da Estrela, em Paris, onde os personagens marcham contra as tropas invasoras

0 comentários: